terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como tratar a queda de cabelo feminino


Toda e qualquer alteração sofrida pelos cabelos e couro cabeludo que altere sobretudo sua aparência física, pode afetar também a auto-estima e a personalidade da pessoa. A queda de cabelo feminino, sobretudo, pode ser originada por consequências emocionais, assim como pode originar outras sérias consequências também emocionais. Além de oferecer a proteção ao crânio contra traumatismos, e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante e afetam diretamente na aparência de uma pessoa.

A perda de cabelos, ou alopecia, é conseqüência de alterações no folículo piloso, se essas alterações forem não forem destrutivas ocorre um novo crescimento, caso contrário, resulta na formação de feridas ou atrofia, produzindo alopecia permanente. Os motivo da queda de cabelo são inúmeros emuito complexos, havendo diversas causas para esse mal que é tão comum em nossa sociedade. As alterações do cabelo podem ser as mais variadas como: mudanças na cor, na estrutura, consistência, aspeto ou a temida queda de cabelo.

Características da queda de cabelos

  • Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada.
  • O paciente nota a perda aumentada na escova ou pente, e durante a aplicação do xampú ou outro produto.
  • A perda varia de menos de 100 a mais de 1000 fios por dia.
  • Se o estresse não for repetido, o recrescimento completo, espontâneo, se dará, invariavelmente, dentro de poucos meses.
  • Freqüentemente, as mulheres se queixam que o comprimento do cabelo nunca volta a ser o mesmo que o presente antes da gravidez.
  • Febres prolongadas ou altas podem destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.
  • Tratamento para queda de cabelos em mulher

    Investigar a causa da queda através:
  • da história clínica sobre o uso de medicamentos e exames laboratoriais (ex. excesso de vitamina A).
  • doenças como diabetes, câncer, infecções, anemia etc.
  • alterações hormonais – hipo e hipertireoidismo.
  • regimes alimentares.
  • atualmente, existe tratamento a laser para estimular o crescimento de cabelo.
  • Cada patologia tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico, onde uma vez diagnosticada a causa, deve ser feito o tratamento adequado.

10 dicas para tratar a queda de cabelo masculina


A queda de cabelo masculina é um dos casos mais sensíveis para os homens em geral, não existe nenhum homem não tenha pensado no assunto A alopecia (enfraquecimento e queda do cabelo devido às hormonas masculinas) é a causa mais comum da calvície masculina, mas não só! O stress, a má alimentação, a ingestão de esteróides, as doenças como o Lúpus ou a diabetes são outras causas que também podem levar à queda do cabelo.
  1. Antes de mais, deverá consultar um dermatologista para avaliar o seu tipo de queda de cabelo, pois poderá estar a acontecer devido a inúmeros factores como o stress, genética ou a outro problema qualquer. A queda de cabelo pode ocorrer devido às hormonas masculinas andróginas se encontrarem desreguladas, corrigir este problema poderá impedir a queda do cabelo. É extremamente importante determinar qual a causa que origina a queda de cabelo para determinar o tratamento adequado.
  1. Se começar a notar que o seu cabelo está em queda e que nasce mais fino e menos vigoroso, poderá iniciar um tratamento à base da ingestão de um medicamento que contenha Finastride complementado com ampolas que devem ser colocadas directamente no couro cabeludo com Minoxidil. Deverá consultar um dermatologista, para que o tratamento se adeqúe ao seu tipo de cabelo e de problema, informando-se também dos efeitos colaterais que estes medicamentos podem provocar.
  1. Outro tratamento muito em voga para a queda de cabelo é a fotobioestimulação, ou terapia laser que funciona através da estimulação dos folículos de cabelo; é uma técnica usada com alguns resultados positivos.
  1. Se pretende prevenir a queda do cabelo, tome suplementos vitamínicos que pode encontrar numa farmácia, especiais para a prevenção da queda do cabelo. Tomar suplementos de zinco, bem como extracto de sementes de abóbora faz com que a queda de cabelo seja prevenida.
  1. Assegure-se que a sua alimentação tem por base a vitamina B6, zinco e extracto da planta saw palmetto e ginkgo biloba. Se não ingerir alimentos com esta base, use suplementos vitamínicos que os contenham.
  1. Use regularmente um champô anti-queda em vez de um champô normal, ajuda a prevenir a queda de cabelo.
  1. Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro, esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba-a dia sim, dia não.
  1. Tente ter momentos menos stressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto pela saúde do seu cabelo.
  1. Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono.
  1. Se no seu caso começou a sentir que o seu cabelo já não é o que costumava ser e que a queda de cabelo já é um dado adquirido, provavelmente o melhor é aceitar o facto e assumi-lo. Não há nada pior que um homem que não aceita a sua calvície! Esta é a maneira menos dispendiosa de lidar com a calvície.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Depois da febre da escova progressiva, a técnica da escova permanente agradou as mulheres que sonham em deixar a cabeleira lisa sem precisar recorrer a produtos com princípios ativos que coloquem em risco a saúde.
A escova permanente é indicado para quem já fez outros tipos de alisamento ou relaxamento, mas também pode ser usado por quem nunca fez nada. O tratamento só não é recomendado para quem tem cabelos muito crespos, pois o efeito é mínimo.
Mesmo quem tem luzes ou balayage no cabelo pode fazer essa escova, pois além de deixar o cabelo mais bonito, ela também não danifica os fios.
A fórmula da escova permanente tem tioglicolato de amônia associada a aminoácidos, substâncias que conseguem repor no cabelo os nutrientes perdidos em outros processos químicos. O resultado é um cabelo mais liso e sedoso, sem aquele aspecto artificial e “chapado”.
A aplicação da escova permanente leva cerca de três a quatro horas. Depois, é preciso ficar dois a três dias sem lavar o cabelo.
O segredo para cabelos lisos por mais tempo com a escova com tioglicolato de amônia está na manutenção. O ideal é usar xampus adequados para cabelos com química e pelo menos uma vez por mês fazer uma hidratação mais profunda.
O tempo necessário para o retoque é de até seis meses, mas depende do crescimento do cabelo. Quanto menos cacheado o cabelo, maior o intervalo entre a reaplicação.
A escova permanente custa um pouco mais caro que a escova progressiva, mas vale a pena pelo resultado e pela duração do efeito.

Leia mais sobre "Escova permanente" e temas relacionados:


Depois da escova progressiva e suas vertentes (de chocolate, morango etc) a bola da vez agora é a escova marroquina! Bem difundida em São Paulo este tipo de escova está se espalhando por todo o Brasil e promete fazer a cabeça das mulheres! Ela é composta, entre outras coisas, por argila branca e promete tratar os cabelos e melhorar a textura sem alisar completamente.
Entre as facilidades estão: você pode lavar o cabelo no dia seguinte, tem cheiro de baunilha e dura entre 3 a 5 meses. O tratamento é indicado para mulheres que estão com os fios do cabelo sem vida. A escova marroquina promete um ascpeto de liso natural.

Vantagem da Escova Marroquina

Outra vantagem da escova marroquina é que ela pode ser aplicada em cima de qualquer outro procedimento químico. Não há nenhuma contra-indicação e a técnica pode ser aplicada inclusive em crianças. Um dos produtos mais famoso é o Alisamento Capilar Marroquino NOUAR que é inclusive um procedimento aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Escova  Inteligente

Depois de tantos métodos de alisamento, a escova inteligente surge conquistando muitas adeptas. A técnica é a ideal para quem quer alisar e reduzir o volume dos fios, mas sem deixar a cabeleira chapada, sem movimento e com aquele aspecto artificial tipo “capacete”.
Para quem já fez outros tipos de escova progressiva ou usou tintura em excesso, a escova inteligente é uma boa escolha, já que os produtos usados contam com proteína, queratina ou aminoácidos, substâncias especiais para dar força e brilho ao cabelo.
O método, segundo os cabeleireiros, agride menos os fios. Bom para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. Mas mesmo sabendo que a escova inteligente não estraga os fios, não dá para abusar e correr para o salão antes do intervalo de retoque – geralmente entre dois e três meses depois.
Não há como negar que a longo prazo o cabelo acaba sofrendo danos e por isso, é preciso fazer a manutenção dos fios com xampus, condicionadores e máscaras específicos para cabelos quimicamente tratados. Além disso, hidratações profundas e tratamentos de reconstrução dos fios são muito bem-vindos.
Outra vantagem da nova técnica é que depois de alisar o cabelo, não há necessidade de ficar três dias sem prender e sem lavar as madeixas, um verdadeiro sofrimento para várias mulheres.
A escova inteligente leva cerca de uma hora e meia para ser aplicada e o custo varia conforme o salão e principalmente, conforme o comprimento do cabelo da cliente. Mas vale a pena investir para ter os cabelos lisos por pelo menos dois meses.

escova gradativa

Para controlar o volume, permitir a mudança temporária da estrutura do cabelo, deixando os fios mais fáceis de modelar e com mais movimento e brilho, a escova gradativa é o tratamento ideal.
Sua composição não contém formol, ela é à base de amônia e polímeros de silicone que funcionam como um defrizante temporário. A técnica reduz em até 80% os cachos e o volume dando o efeito gradativo aos fios.
A escova gradativa é mais fraca que a progressiva e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, com exceção dos descoloridos e muito ralos. Dependendo da textura dos fios, ela é compatível com qualquer tipo de química.
O efeito é temporário, mas para que ela dure três meses, alguns cuidados básicos são recomendados, entre eles fazer hidratações quinzenais.
A aplicação da escova gradativa demora cerca de duas horas e para não prejudicar o resultado, os cabelos devem ficar até três dias com o produto.
Vale lembrar que este tipo de escova deixa os fios definidos e estruturados, variando de acordo com cada tipo de cabelo. Cabelos enrolados, por exemplo, perdem boa parte do seu volume e ficam com os cachos bem definidos. Já os cabelos lisos ficam ainda mais escorridos e bem alinhados. A escova gradativa deve ser feita apenas por um profissional.

 Como prolongar o efeito da escova progressiva

Geralmente, o efeito da escova progressiva se mantém nos fios por até três meses, mas esse período pode variar. Tudo porque dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados pós-tratamento, é possível prolongar o efeito da escova progressiva. E para garantir fios lisos por mais tempo, basta mudar sua rotina e investir na saúde dos fios.
Usar o xampu certo pode fazer toda a diferença. Prefira os xampus que não possuem sal em sua composição, isso ajuda a manter as cutículas dos fios fechadas. Os xampus antirresíduos são ótimos para eliminar as impurezas e remover o excesso de leave-in e condicionador do couro cabeludo, mas de você fez escova progressiva, fuja dele. O antirresíduo abre as cutículas do cabelo e isso prejudica seus cabelos.
Por isso também a hidratação das madeixas é essencial. Quando você não hidrata os fios, as cutículas se abrem, permitindo que os produtos que dão o efeito da escova saiam mais rápido. Se você não tem tempo e nem dinheiro para ir ao salão para hidratar os cabelos semanalmente, a dica é recorrer às receitas de hidratação capilar caseira. Uma delas é misturar 1 copo de iogurte natural (200g) com 3 colheres (sopa) de mel, aplicar nos fios e massageá-los. Enrole o cabelo e cubra com uma touca, deixando agir por 40 minutos para então enxaguar com água morna. Essa receita rende para três aplicações, o que não for usado deve ser conservado na geladeira.
Capriche também na escolha e no uso do condicionador, aplique bastante nas pontas para deixá-las sempre fortes. Água, somente com moderação. Tente não lavar demais os cabelos e faça sua escova progressiva durar mais. O ideal é fazer isso apenas duas vezes na semana, já que a progressiva cria uma espécie de capa sobre os fios e lavando demais, o produto vai diluindo e saindo aos poucos.
Quem faz a escova progressiva quer ter fios lisos sem precisar fazer escova, mas o secador dá sempre uma ajudinha. Depois de lavar os fios, em vez de deixá-los secar naturalmente, crie o hábito de usar o secador. Isso porque a escova progressiva é um procedimento termoativado e o calor do secador reforça a ação dos produtos nos fios e é mais uma maneira de como prolongar o efeito da escova progressiva.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dicas de Maquiagem para os olhos

Dicas de Maquiagem para os Olhos
         A quem diga que uma boa maquiagem nos olhos dá a mulher um ar mais feminino, um aspecto masi agradável, além de também retocar a beleza como um todo da face, né? Pois então, a maquiagem nos olhos não é um ponto difícil de se executar, mas será que você realmente está usando a maquiagem correta ou fazendo de acordo com seu tipo de olho?
          Existem 5 tipos de olhos, pelo menos os que os maquiadores conhecem: sendo eles Olhos. Próximos, Olhos Afastados, Olhos Saltados, Olhos Fundos e Olhos Pequenos, ambos não deixam de ser olhos, porém para cada um deles tem um tipo de maquiagem que combine mais do que uma outra que qualquer mulher usaria.
          Para mulheres com Olhos Próximos, por exemplo, a melhor coisa a fazer é optar por tons claros e pastéis para iluminar a expressão. Também dar um toque cintilante à região próxima ao nariz, imediatamente no inicio do canal lacrimal, para a impressão de afastá-los. Fazendo isso, você não terá tanto a impressão de olhos próximos.
                                         José Adailton

Dicas para uma boa MAQUIAGEM

Cuidados Especiais para Peles Oleosas

Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.
Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.
Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.

Como Aplicar a Maquiagem

1. Base Facial

Cuidados com o Rosto
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto.

2. Corretivos

Cuidados com o Rosto
Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas.

3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido)

Cuidados com o Rosto
A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara".
A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha.

4. Sombra

Cuidados com o Rosto
Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.
A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.

5. Lápis

Cuidados com o Rosto
O lápis de olhos deve ser passado com cuidado na hora de passar principalmente quem tem o costume de passar ele bem em baixo cílios inferiores para deixar os olhos bem marcados, como a pele transpira você pode ficar com os olhos borrados rapidinho.

6. Delineador

Cuidados com o Rosto
Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.
Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.
Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.

7. Rímel

Cuidados com o Rosto
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.
Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

8. Blush

Cuidados com o Rosto
Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.
Se quiser "alargar" seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.

9. Batom

Cuidados com o Rosto
Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.
Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.
Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos.

10. Limpeza da maquiagem

Tinta Permanente sem Amônia?
Não se esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar.
O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem. Em seguida use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o que o demaquilante não tirou. O tônico facial serve para tirar aquela sujeirinha escondida lá nos poros, bom para finalizar a limpeza. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele.
E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação ou (dependendo da sua idade) um bom creme antirrugas.
                                                    José Adailton

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ESSES SÃO UNS DOS NOSSOS SERVIÇOS





























Colorimetria - A Arte e a Técnica para o profissional




                          


          O  assunto colorimetria e diagnósticos foi amplamente abordado, porém a necessidade do profissional cabeleireiro em obter mais conhecimento sobre o assunto, e pela importância desse trabalho, fez com que mais informações fossem acrescentadas sobre a arte e a técnica da colorimetria.

         O profissional cabeleireiro que almeja o sucesso e não sabe, ou não gosta, de colorir cabelos deveria repensar esse conceito, pois a arte de colorir cabelos vem ganhando cada vez mais adeptos. Basta observar as pessoas na rua para comprovar a evolução desse trabalho. Nas grandes capitais do país são poucas as mulheres que não têm os cabelos coloridos. Até quando faço seleção de modelos para eventos, apenas em uma minoria os cabelos são virgens.

        É certo que muitas mulheres ainda colorem os cabelos em casa, apesar da maioria, por não conseguir o efeito desejado, acabar acertando a cor no salão. É que, com a auto-aplicação fica difícil conseguir acompanhar a tendência atual que é cabelos coloridos, com cores variadas, onde vai prevalecer o bom senso e o bom gosto em variar as mesclas de cores, mechas, transparências e técnicas similares, que valorizam o movimento do cabelo. Particularmente, prefiro um cabelo com mais de uma cor, pois esta opção valoriza os trabalhos de corte, escova e penteado, destacando os detalhes e o movimento dos fios.

         A criatividade está em alta, só que hoje ela é redirecionada; nos anos 80, ser colorista criativo era saber misturar as cores na preparação para obter um resultado diferenciado. Hoje, é aplicar na mesma cabeça duas, três ou mais cores, sem deixar a cliente fantasiada, utilizando bom gosto e técnicas variadas (transparência, mechas, balayagens entre outros).

       Por tudo isso, hoje, um cabeleireiro exemplar é aquele que está sempre se aperfeiçoando, destinando parte de seu tempo a cursos e literatura referentes ao seu trabalho e, principalmente, a treinamentos específicos, dentre eles a colorimetria, que muitos dizem ser fácil, mas que tem poucos especialistas no assunto, em relação à quantidade de profissional existente.



 O bom colorista é aquele que:


·Realmente sabe analisar um cabelo “antes” de iniciar o processo, pois o bom resultado depende do bom estado do fio.
·Lê a bula do produto e prepara a coloração como manda o figurino, sem querer inventar moda de diluir o produto de forma não estabelecida pelo fabricante.
·Só utiliza produtos profissionais, e demonstra segurança em preparar o produto na frente da cliente, sabendo que ela não encontrará o produto no mercado, farmácia ou na perfumaria.
·Não sente vergonha em ligar para um centro técnico e tirar suas dúvidas referente ao trabalho a ser feito ou produto a ser utilizado.
·Sabe que para fazer um bom trabalho é preciso:

1-Diagnóstico
2-Produto
3-Aplicação

         E que ele é responsável pelos três itens acima e não adianta culpar o produto quando algo sai errado (o produto não pensa, apenas age).
·Sabe que no processo de coloração o oxidante é responsável pela liberação de oxigênio e é o motor principal para que tudo funcione perfeitamente, não podendo utilizar os de baixa qualidade e os que não são estabilizados.
·Se preocupa com a cor, mas também com o estado de saúde do fio, e por isso só usa colorantes, oxidantes e descolorantes profissionais e que contenham proteínas.
·Se especializa em descoloração, pois o profissional que não domina esta técnica não conseguirá clarear os cabelos coloridos a não ser através de mechas.
· Sabe ser enfático ao indicar uma perfeita linha profissional de manutenção capilar (shampoo, condicionador e leave-in) e hidratações periódicas no salão para manter o resultado do trabalho.
·É organizado e disciplinado a ponto de ter uma ficha-cadastro de cada cliente, com os diagnósticos, aplicações e produtos utilizados na mesma.

        Estas são algumas das regras dentre muitas. Não é tão complicado como se imagina, mas exige disciplina.

        Uma dica especial para os amigos profissionais: nunca foi tão bom como agora ser cabeleireiro e, principalmente, especialista em colorimetria capilar. É só ser atualizado, inclusive no que se refere ao comportamento. Questione-se sempre sobre:

·Sua profissão
·Suas técnicas
·Sua abordagem ao cliente
·Sua imagem
·Sua comunicação
·O perfil de sua cliente
·Qual seu objetivo nesta profissão e onde quer chegar?

LEMBRE-SE QUE ESTAMOS PRATICAMENTE  2011 É PRECISO SER UM PROFISSIONAL VOLTADO PARA O PRESENTE E O FUTURO, NÃO PODENDO UTILIZAR TÉCNICAS DE 50 ANOS ATRÁS, DEVE-SE SOMENTE CONHECÊ-LAS.

         Esta é uma matéria voltada exclusivamente ao profissional cabeleireiro. Espero, sinceramente, que através desta matéria possamos dar conteúdo para que o profissional desenvolva, cada vez mais, a tarefa de melhorar a auto-estima das pessoas através da
beleza
.    

TINTURA PERMANENTE

  O que é e como age
          Contém água oxigenada e amônia, que conseguem penetrar na cutícula do fio e retirar uma boa parte dos pigmentos originais para depois fixar os corantes da nova cor.
Variações
         Luzes, reflexos e mechas são nomes de técnicas que usam pó descolorante (pelo mesmo princípio, a água oxigenada elimina o pigmento natural do cabelo, produzindo um clareamento de até sete tons), ou então, a própria tintura permanente no tom desejado para as mechas.
         Em casa ou no salão? No salão, de preferência. Em casa, o risco de os cabelos ficarem manchados é grande.
Vantagens
         Promove as mudanças mais radicais (a tintura-creme escurece ou clareia até quatro tons acima ou abaixo da cor original) e dura por tempo indefinido -- para eliminá-la, é preciso ir cortando os fios ou ir tingindo por cima.
Desvantagens
        A manutenção é a parte mais delicada. Geralmente, todo mês já é preciso retocar as raízes. Quem alisa os cabelos não pode escolher esse tipo de tingimento. É que os compostos ativos dos dois processos químicos não combinam entre si. Como é o tipo de tintura que mais agride os fios, para que os cabelos fiquem bonitos é importante fazer um banho de creme mensal e usar condicionadores leave-in (sem enxágüe) e finalizadores com fórmulas acrescidas de silicone, para ajudar a proteger os fios.

TINTURA SEMI-PERMANENTE

O que é e como age
         O melhor exemplo é o xampu tonalizante. Contém basicamente água oxigenada, mais pigmentos artificiais e agentes de tratamento, depositando a nova cor na superfície dos fios sem quase alterar a estrutura capilar, retirando bem pouco dos pigmentos naturais. O resultado é um realce no tom natural ou o chamado tingimento tom-sobre-tom, que deixa um reflexo da coloração escolhida sem eliminar a cor base do cabelo. A grande diferença se comparado ao tonalizante é cosmética. Como ele faz espuma, tem muita gente que acha mais agradável usá-lo. Algumas marcas, no entanto, criaram alguns tons de xampu tonalizante com nuanças clareadoras, capazes de clarear até dois tons. Estes produtos, que não são a regra, têm, assim, uma pequena dosagem de amônia, composto que irá abrir as cutículas para descolorir, permitindo um leve clareamento.
         Em casa ou no salão? Tanto faz. Em casa também pode ser aplicada com sucesso.
Vantagens
         Devido à pouquíssima quantidade de amônia, estraga menos do que as tinturas permanentes e quase nunca provoca reações alérgicas.
Desvantagens
         A coloração vai saindo com as lavagens. Para quem lava os cabelos a cada dois dias, a durabilidade costuma ser de um mês. Se feita sucessivamente, o cabelo tende a ressecar.

TINTURA TEMPORÁRIA

O que é e como age
         Também chamada de tonalizante ou rinçagem.
Tonalizante
         Nunca tem amônia, só oxidante (água oxigenada) e pigmentos da nova cor. Portanto, como ela não abre a cutícula dos fios, age só na superfície. Isso significa que jamais pode ter poder clareador. Os produtos disponíveis no mercado são em geral em forma de bisnaga com emulsionante (contendo água oxigenada misturada a agentes que tratam os cabelos). Com ela é possível intensificar a cor natural dos cabelos ou escurecê-los dando nuanças de moda, como os chocolates, acobreados, avermelhados, além de acrescentar um brilho extra.
Rinçagem
         Não tem oxidante nem amônia, por isso o seu poder de cobertura é mínimo e tampouco clareia (óbvio!). O efeito é rapidíssimo. De 4 a 6 lavagens, já sai tudo. Serve para realçar a cor natural e dar um reflexo muito sutil das cores da moda (achocolatados, acobreados, avermelhados).
Variações
         As novíssimas canetinhas, géis coloridos e máscaras para cabelo também podem ser classificadas como tintura temporária.
         Em casa ou no salão? Dá para ser bem sucedida em casa mesmo.
Vantagens
        As mulheres mais ansiosas podem partir para uma nova cor a cada dez ou quinze dias, já que, com as lavagens, a coloração vai saindo completamente. As máscaras de cabelo e sticks saem já na primeira chuveirada.
Desvantagens
        Oferece muito mais brilho do que as colorações permanentes.

TINTURA VEGETAL

O que é e como age
        A famosa Hena realmente a hena não entra na cutícula do fio. Por ter tanta afinidade com o fio, ela adere facilmente à superfície. É como que se ela encapasse o fio. A ação da hena é cumulativa, quanto mais se aplica mais a cor vai se aderindo. O tempo ideal de reaplicação é de vinte dias. Se esse tempo for encurtado, aí sim, pode haver problema porque a cor pode demorar mais tempo para sair. A hena natural sempre tem nuanças avermelhadas ou acobreadas. Mas, há marcas que misturam o pó extraído da planta natural a metais mais pesados. Nesse caso, os produtos têm uma química mais forte e podem até mesmo modificar a estrutura do fio. Desconfie de henas com cores que fogem às nuanças mais comuns (como a preta, por exemplo).
        Em casa ou no salão? Tanto faz.
Vantagens
        Dá volume e brilho aos fios. Ideal para reequilibrar o excesso de oleosidade do cabelos. A cor vai saindo conforme se lava os cabelos, depois de um mês.
Desvantagens
       Com as sucessivas reaplicações, vai ressecando demais o cabelo e a cor não fica mais uniforme. Além disso, o efeito é cumulativo. Depois de repetir o processo algumas vezes, o cabelo fica com um tom avermelhado definitivo, já que uma dose considerável do produto acaba impregnando na estrutura do fio.      
        Fique esperta quando escutar que a henna trata o cabelo. Isso é pura lenda.

AS CORES CERTAS PARA CADA TIPO

Loira de pele muito clara fica bem com cabelos...
Loiros acinzentados, prata e loiros mates (ligeiramente esverdeados).
Loira bronzeada fica bem com cabelos...
Cor de mel, marrom e loiro dourado.
Morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis fica bem com.....
Cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado, vermelho escuro (acaju).
Morena clara com pele dourada e olhos cor de mel fica bem com...
Tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado, reflexos dourados.
Ruiva fica bem com...
Vermelhos acobreados, todas as gamas de marrons (do alaranjado ao dourado).
Oriental fica bem com...
Castanho escuro, vermelho acaju, preto.
Mulata fica bem com...
Todas as gamas de castanhos, loiro dourado -- para quem é do tipo exótica -- e tons avermelhados.
Negra fica bem com...
Castanhos mais escuros, avermelhados.

OS TONS DA MODA

         Na hora de decidir sobre qual a melhor cor para seu cabelo, saiba que todas as técnicas que iluminam o rosto, como mechas, luzes e reflexos, estarão em alta na próxima estação. Para o verão, a tendência será usar e abusar de tons mais quentes, como os acobreados e marrons. Quem tem cabelos loiros pode se repaginar com reflexos acobreados. Já quem é castanha pode experimentar as luzes avermelhadas, que puxam para o café. Por fim, quem tem cabelos pretos ficará atual com mechas castanho-escuras. Mas, não é o caso de ter regras muito definidas. Quem for mais ousada vai ficar com um ar fashion, colocando na cabeça três tons de cobre junto com um vermelho mais claro, por exemplo.

Cores de Cabelo e Pele

Como escolher a cor certa

         "É essa!" Você nem titubeia, arranca o anúncio da revista em que aparece uma modelo exatamente com a cor de cabelos dos seus sonhos. Segue direto para uma perfumaria e, com a foto na mão, procura uma tintura que estampe na embalagem a mesma cor. Depois de seguir todos os passos do manual de instruções, checa o resultado,
          Decepcionante... O tom até que está bem parecido, o problema é o conjunto - nem de longe você ficou com aquele ar de loura fatal, como a garota da embalagem. Truque, enganação? Calma. Louro, marrom, vermelho, preto... A cor do cabelo tem o poder de valorizar seus olhos e sua pele e até de conferir um ar glamouroso ou moderno ao visual.
         Tudo depende da escolha certa. Por isso, antes de ligar para os órgãos de defesa do consumidor, é preciso entender por que certas cores funcionam para algumas pessoas e para outras não.
         Cada cor, uma sentença Nem sempre a cor da moda fica bem em você. Para não errar, um dos conselhos de Renato Aros, diretor técnico da Capelli e especialista em tinturas, é escolher tonalidades não muito distantes da sua cor natural. Um tom que contrasta com sua pele pode realçar ou apagar o rosto. Por isso, atenção! Fique longe daquele que não combina com você.
         Pele esverdeada (árabe) - evite o dourado (dá pouco contraste.
         Pele amarela (oriental) - evite o acinzentado (deixa a cara lavada) .
         Pele negra - evite o louro (contrasta demais) .
         Pele branca - evite o acinzentado (envelhece) .
         Na pele A melhor maneira de saber se uma cor combina com você é experimentando. "Mas é claro que você não vai fazer esse teste no próprio cabelo", diz Wanderley Nunes, do Studio W. "Pegue uma pequena mecha da cor que pensa em adotar e coloque perto do rosto. Se não encontrar nenhuma daquelas cartelas que mostram fios de cabelo em vários tons (as perfumarias ou salões costumam ter), vale pegar do cabelo das amigas", ensina Wanderley.
         Nos olhos A pigmentação amarela existente na íris dos olhos castanhos, verdes e azuis pode revelar o tom de louro que combina mais com o seu rosto. Se os pontinhos forem dourados, escolha louro-dourado; se forem mais opacos, louro-bege é a cor indicada.
        Loura fatal Quem tem mais chance de convencer no papel de uma deusa loura? "A castanha com pele branca, bochechas rosadas e olhos claros", ensina Roberto Aros. Olhos azuis ficam melhor com louro-bege; já o louro-dourado cai bem em peles levemente bronzeadas e olhos verdes. Aros não recomenda tons acinzentados, porque alguns fios podem acabar esbranquiçados - o que envelhece. E as morenas de olhos escuros, não podem virar louras? Sim, mas, para garantir um bom resultado, é necessário seguir alguns critérios: evite louros muito claros se não quiser ficar com um look totalmente falso. "Escolha tons naturais próximos ao louro-escuro", aconselha.
         Preto nada básico Preto com nuances azul ou violeta fica chique em mulatas e negras. As clarinhas precisam tomar bastante cuidado. O contraste com a pele branca resulta num look fashion, não muito natural, que só funciona em determinados casos.
        Vermelho quente As nuances poderosas do vermelho caem como uma luva em tipos exóticos, como as orientais, que podem se entregar sem medo a qualquer tom. Para as mulatas mais modernas, a cor é o acaju.  
       Quem tem pele clara com sardas também se dá bem como ruiva.
Entenda as cores Você não entende aqueles números, 6.4, 7.1 ou seqüências do gênero, que aparecem na embalagem das tinturas? É fácil. Quando tem apenas um número, é a cor base (ao todo são nove: preto, castanho-escuro, castanho-médio, castanho-claro, louro-escuro, louro-médio, louro-claro, louro-claríssimo e louro muito claro). Se são dois números, 6.3, por exemplo, o primeiro indica a base e o segundo a nuance (no total, existem nove: cinza, mate, dourado, vermelho-dourado, acaju, violeta, marrom, pérola e fumê).
                                 
                                   José Adailton da Silva                      

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

                      Cortes para o Verão

         Todos os anos as tendências em cortes de cabelo feminino se renovam, e em 2011 não poderia ser diferente. A grande novidade está no comprimento dos cortes, pois a moda é investir nos cabelos curtos, que valorizam o rosto da mulher.
         Mas antes de mudar de visual, o correto é procurar a orientação de um profissional para saber o que fica bom ou não. O corte de cabelo ideal é aquele que combina com o formato do seu rosto. Por exemplo, quem tem o rosto triangular fica melhor com cortes que têm volume entre o queixo e a cabeça, para compensar a desproporção da parte inferior da face. Já quem tem o rosto mais arredondado combina com cortes que evidenciam mechas laterais com as pontas viradas para o rosto.
        Apesar de existirem alguns truques para ajudar na hora da escolha, a melhor dica é sempre optar pelo corte de cabelo que tem a ver com o seu estilo.
       Nesse verão 2011 além de roupas e acessórios, o que vai bombar mesmo são as nossas cabeleiras. E não menos que isso um post dando dicas de cortes para o verão. Eu que tenho o cabelon longo e não quero deixá-lo curto, estou sofrendo para encontrar algo que fique tendência e ao mesmo tempo não modifique o tamanho.
       Tem para todos os tipos. Curtos, longos , enrolados, lisos, médios, coloridos – escolha o seu e vamos arrasar.
       Para as beem moderninhas tem os curtinhos, que sinceramente eu acho lindo – mais o estilo de rosto que tenho não contribui para que eu ouse em um cabelo desse, admiro e acho lindo as mulheres de curtinhos.