quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Depois da febre da escova progressiva, a técnica da escova permanente agradou as mulheres que sonham em deixar a cabeleira lisa sem precisar recorrer a produtos com princípios ativos que coloquem em risco a saúde.
A escova permanente é indicado para quem já fez outros tipos de alisamento ou relaxamento, mas também pode ser usado por quem nunca fez nada. O tratamento só não é recomendado para quem tem cabelos muito crespos, pois o efeito é mínimo.
Mesmo quem tem luzes ou balayage no cabelo pode fazer essa escova, pois além de deixar o cabelo mais bonito, ela também não danifica os fios.
A fórmula da escova permanente tem tioglicolato de amônia associada a aminoácidos, substâncias que conseguem repor no cabelo os nutrientes perdidos em outros processos químicos. O resultado é um cabelo mais liso e sedoso, sem aquele aspecto artificial e “chapado”.
A aplicação da escova permanente leva cerca de três a quatro horas. Depois, é preciso ficar dois a três dias sem lavar o cabelo.
O segredo para cabelos lisos por mais tempo com a escova com tioglicolato de amônia está na manutenção. O ideal é usar xampus adequados para cabelos com química e pelo menos uma vez por mês fazer uma hidratação mais profunda.
O tempo necessário para o retoque é de até seis meses, mas depende do crescimento do cabelo. Quanto menos cacheado o cabelo, maior o intervalo entre a reaplicação.
A escova permanente custa um pouco mais caro que a escova progressiva, mas vale a pena pelo resultado e pela duração do efeito.

Leia mais sobre "Escova permanente" e temas relacionados:


Depois da escova progressiva e suas vertentes (de chocolate, morango etc) a bola da vez agora é a escova marroquina! Bem difundida em São Paulo este tipo de escova está se espalhando por todo o Brasil e promete fazer a cabeça das mulheres! Ela é composta, entre outras coisas, por argila branca e promete tratar os cabelos e melhorar a textura sem alisar completamente.
Entre as facilidades estão: você pode lavar o cabelo no dia seguinte, tem cheiro de baunilha e dura entre 3 a 5 meses. O tratamento é indicado para mulheres que estão com os fios do cabelo sem vida. A escova marroquina promete um ascpeto de liso natural.

Vantagem da Escova Marroquina

Outra vantagem da escova marroquina é que ela pode ser aplicada em cima de qualquer outro procedimento químico. Não há nenhuma contra-indicação e a técnica pode ser aplicada inclusive em crianças. Um dos produtos mais famoso é o Alisamento Capilar Marroquino NOUAR que é inclusive um procedimento aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Escova  Inteligente

Depois de tantos métodos de alisamento, a escova inteligente surge conquistando muitas adeptas. A técnica é a ideal para quem quer alisar e reduzir o volume dos fios, mas sem deixar a cabeleira chapada, sem movimento e com aquele aspecto artificial tipo “capacete”.
Para quem já fez outros tipos de escova progressiva ou usou tintura em excesso, a escova inteligente é uma boa escolha, já que os produtos usados contam com proteína, queratina ou aminoácidos, substâncias especiais para dar força e brilho ao cabelo.
O método, segundo os cabeleireiros, agride menos os fios. Bom para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. Mas mesmo sabendo que a escova inteligente não estraga os fios, não dá para abusar e correr para o salão antes do intervalo de retoque – geralmente entre dois e três meses depois.
Não há como negar que a longo prazo o cabelo acaba sofrendo danos e por isso, é preciso fazer a manutenção dos fios com xampus, condicionadores e máscaras específicos para cabelos quimicamente tratados. Além disso, hidratações profundas e tratamentos de reconstrução dos fios são muito bem-vindos.
Outra vantagem da nova técnica é que depois de alisar o cabelo, não há necessidade de ficar três dias sem prender e sem lavar as madeixas, um verdadeiro sofrimento para várias mulheres.
A escova inteligente leva cerca de uma hora e meia para ser aplicada e o custo varia conforme o salão e principalmente, conforme o comprimento do cabelo da cliente. Mas vale a pena investir para ter os cabelos lisos por pelo menos dois meses.

escova gradativa

Para controlar o volume, permitir a mudança temporária da estrutura do cabelo, deixando os fios mais fáceis de modelar e com mais movimento e brilho, a escova gradativa é o tratamento ideal.
Sua composição não contém formol, ela é à base de amônia e polímeros de silicone que funcionam como um defrizante temporário. A técnica reduz em até 80% os cachos e o volume dando o efeito gradativo aos fios.
A escova gradativa é mais fraca que a progressiva e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, com exceção dos descoloridos e muito ralos. Dependendo da textura dos fios, ela é compatível com qualquer tipo de química.
O efeito é temporário, mas para que ela dure três meses, alguns cuidados básicos são recomendados, entre eles fazer hidratações quinzenais.
A aplicação da escova gradativa demora cerca de duas horas e para não prejudicar o resultado, os cabelos devem ficar até três dias com o produto.
Vale lembrar que este tipo de escova deixa os fios definidos e estruturados, variando de acordo com cada tipo de cabelo. Cabelos enrolados, por exemplo, perdem boa parte do seu volume e ficam com os cachos bem definidos. Já os cabelos lisos ficam ainda mais escorridos e bem alinhados. A escova gradativa deve ser feita apenas por um profissional.

 Como prolongar o efeito da escova progressiva

Geralmente, o efeito da escova progressiva se mantém nos fios por até três meses, mas esse período pode variar. Tudo porque dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados pós-tratamento, é possível prolongar o efeito da escova progressiva. E para garantir fios lisos por mais tempo, basta mudar sua rotina e investir na saúde dos fios.
Usar o xampu certo pode fazer toda a diferença. Prefira os xampus que não possuem sal em sua composição, isso ajuda a manter as cutículas dos fios fechadas. Os xampus antirresíduos são ótimos para eliminar as impurezas e remover o excesso de leave-in e condicionador do couro cabeludo, mas de você fez escova progressiva, fuja dele. O antirresíduo abre as cutículas do cabelo e isso prejudica seus cabelos.
Por isso também a hidratação das madeixas é essencial. Quando você não hidrata os fios, as cutículas se abrem, permitindo que os produtos que dão o efeito da escova saiam mais rápido. Se você não tem tempo e nem dinheiro para ir ao salão para hidratar os cabelos semanalmente, a dica é recorrer às receitas de hidratação capilar caseira. Uma delas é misturar 1 copo de iogurte natural (200g) com 3 colheres (sopa) de mel, aplicar nos fios e massageá-los. Enrole o cabelo e cubra com uma touca, deixando agir por 40 minutos para então enxaguar com água morna. Essa receita rende para três aplicações, o que não for usado deve ser conservado na geladeira.
Capriche também na escolha e no uso do condicionador, aplique bastante nas pontas para deixá-las sempre fortes. Água, somente com moderação. Tente não lavar demais os cabelos e faça sua escova progressiva durar mais. O ideal é fazer isso apenas duas vezes na semana, já que a progressiva cria uma espécie de capa sobre os fios e lavando demais, o produto vai diluindo e saindo aos poucos.
Quem faz a escova progressiva quer ter fios lisos sem precisar fazer escova, mas o secador dá sempre uma ajudinha. Depois de lavar os fios, em vez de deixá-los secar naturalmente, crie o hábito de usar o secador. Isso porque a escova progressiva é um procedimento termoativado e o calor do secador reforça a ação dos produtos nos fios e é mais uma maneira de como prolongar o efeito da escova progressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário