terça-feira, 15 de novembro de 2011

Combater a oleosiadade dos cabelos
Dicas para como combater a oleosidade dos cabelos Divulgação/
Não é preciso lavar diariamente o cabelo, alerta o especialista Foto: Divulgação
 A oleosidade excessiva do couro cabeludo é um mal que afeta grande parte da população. É mais intensa em dias de calor e – atenção – após banhos quentes.
Aos que sofrem com os cabelos gordurosos, o dermatologista Ademir Júnior explica que o fato de o cabelo ser oleoso é uma característica individual, que pode ser herdada geneticamente.
– O distúrbio não escolhe raça, sexo e é mais comum em adultos. E pode piorar durante as fases de maior estresse – afirma.
De acordo com o médico, xampus específicos são necessários, mas com cautela.
– Apesar de trazerem conforto, os problemas decorrentes do uso desses produtos devem ser considerados por quem os utiliza e por quem os prescreve – indica Ademir Júnior.
Para o dermatologista, a hidratação e a cauterização são ótimos procedimentos e ajudam a diminuir o uso excessivo de produtos anti-oleosidade.
Palavra do especialista

:: O cabelo oleoso deve ser lavado todos os dias?
Não. Esse é um mito. Lave-os em dias alternados, com água fria ou morna. Água quente faz com que as glândulas trabalhem ainda mais para proteger o couro da agressão.
:: A alimentação também influencia no aumento da oleosidade?
Sim. Há uma piora do quadro quando a pessoa consome bastante carboidratos, derivados do leite e alimentos gordurosos. O ideal é ter uma alimentação balanceada, com o consumo de mais frutas, verduras e vegetais.

:: O que uma pessoa com cabelos oleosos deve evitar?
Pessoas com esse problema não devem esfregar com força o couro cabeludo, pois a massagem vigorosa ativa as glândulas sebáceas. Só use secador se for em temperatura normal e a dois palmos do couro cabeludo.
      Ninguém mais do que as mulheres sabem como é bom manter os cabelos limpos, bonitos, com brilho e saúde. Apesar disso, tenho visto muitas mulheres enfrentando um problema bastante desagradável que acaba refletindo em seus cabelos, a oleosidade exagerada do couro cabeludo. 
      As queixas são as mais variadas, como: brilho excessivo do couro cabeludo, descamação ou caspa, cabelos que não aguentam mais do que um dia sem lavar pois ficam pesados, pequenas lesões em couro cabeludo que lembram espinhas e até mesmo o mais desconfortável dos sintomas, a coceira. Essa recentemente foi até motivo de brincadeira em um comercial de TV que anunciava um xampu para esse problema. Não sei se lembram, mas a personagem do comercial sofria com a coceira no couro cabeludo e para disfarçar ficava coçando a cabeça enquanto brincava com um bebê como se estivesse imitando um macaco.
Como muitas mulheres passam ou ainda irão passar por isso, descrevo abaixo alguns cuidados pequenos, mas que podem minimizar visivelmente esse problema.

Dicas para combater a oleosidade do couro cabeludo:
· Evite lavar os cabelos com água exageradamente quente. A água quente aumenta a produção e secreção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo
· Mantenha o couro cabeludo sempre limpo. Pessoas que sofrem com esse problema podem e, às vezes, até devem lavar os cabelos diariamente ou duas vezes ao dia.
· A alimentação deve pobre em gorduras e frituras
· Evite usar produtos muito oleosos no couro cabeludo. Existem condicionadores que pioram demais o problema, principalmente se forem sem enxague
· Há uma gama enorme de xampus no mercado para tratar a oleosidade do couro cabeludo. Primeiro comece com um bom xampu para cabelos oleosos. Se não funcionar procure xampus que tenham sulfeto de selênio, zinco, cetoconazol ou mesmo piroctone olamina na composição
· Evite usar esses xampus nos fios de cabelo. Use-os apenas no couro cabeludo. Muitos desses xampus quando aplicados nos fios ressecam demais os cabelos.
· Se nada disso adiantar, procure o seu médico dermatologista

Fonte: Silvana Andrade, dermatologista
Fonte: Dr. Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário